Subscribe Us

header ads
header ads

Rússia mira Tesla (ou será a SpaceX ?)



A notícia da semana foi a prisão de um cidadão russo pelas autoridades norte-americanas no aeroporto de Los Angeles por tentar recrutar um funcionário de uma empresa de tecnologia de Nevada.

Não houve muitos detalhes do relatório do governo, mas os rumores de que se tratavam da Tesla foram confirmados hoje por Elon Musk, o dono da empresa.

Segundo o governo americano, o cidadão russo (não há indícios de ligação com o governo, então ainda não podemos dizer tratar-se de um agente), tentou recrutar um insider(um agente dentro da empresa) para executar um malware com a finalidade de exigir posteriormente um resgate.

O funcionário contactou o FBI após o primeito contato do russo e a partir daí os passos dele foram monitorados. O recrutador afirmou trabalhar para um grupo de criminosos e que a finalidade seria puramente econômica, mas alguns pontos levantam reflexões interessantes: 

  • Em primeiro lugar o alvo: o setor de tecnologia, em especial o aeroespacial. Como sabemos, a SpaceX vem desenvolvendo tecnologias interessantes para baratear os custos das viagens espaciais. E, para quem se lembra do Konkordsky, os russos têm muito interesse por espionagem tecnológica
  • Em segundo lugar a forma de tentativa de acesso. Não tentaram nenhum ataque ou exploit. Tudo pareceu muito como um recrutamento de espião à moda antiga. Uma tentativa de recrutamento direto pareceu um pouco desesperado(talvez estivessem com pressa)
  • Em terceiro lugar, o pagamento pareceu alto demais para uma gangue, mesmo organizada. Os coreanos, por exemplo, tentam usam técnicas de engenharia social, rumo que os iranianos também estão seguindo.

Como falei, ainda não temos informações que liguem o incidente ao governo russo, nem deverá haver, visto que os governos agem por meio de APT's(Advanced Persistent Threat).

Postar um comentário

0 Comentários